28 de setembro de 2012

PALESTRA COM O TÉCNICO AGRÍCOLA DA EMATER


RELATÓRIO SOBRE A PALESTRA COM O TÉCNICO AGRÍCOLA DA EMATER

No dia 28 de setembro recebemos a visita do Técnico Agrícola Erivelton Gian Kreisig que veio nos falar sobre os morcegos dentro do projeto “Os mistérios dos morcegos”.
O técnico nos mostrou através de imagens, o morcego Desmodus Rotundus, uma das três espécies dos morcegos hematófagos (aqueles que se alimentam de sangue) que existem no mundo todo. Este morcego é encontrado no Rio Grande do Sul e costuma habitar lugares como: troncos ocos de árvores, cavernas, casas abandonadas, poços d'água, telhados, porões, pontes … Esta espécie também transmite a raiva e ao localizar esconderijos temos que comunicar a Inspetoria do Município para eles tomar  as providências necessárias. O animal atacado por morcego que tem a raiva é contaminado e a doença não tem cura, ela mata.
Também falou sobre a classificação desses mamíferos voadores quanto a sua alimentação. O grupo maior que existe são os insetívoros, aqueles que se alimentam de insetos, em torno de seiscentas espécies. Os que se alimentam de frutas são os frugívoros, também tem os nectarívoros que comem o néctar, os poliníveros que comem pólen, os piscívoros que se alimentam de peixes e o hematófago que se alimenta de sangue.
Ele nos colocou sobre a  importância de preservar os morcegos, são animais benéficos porque ajudam muito no meio ambiente como no reflorestamento  espalhando as sementes, comendo insetos e contribuindo para a diminuição do uso de veneno químico utilizado nas plantações e isso é comida mais saudável para nós e também estão sendo feito pesquisas  com a saliva do morcego hematófago para no futuro servir como medicamento para doenças do coração.
Descobrimos que o morcego sai durante a noite, porque de dia ele se sente ameaçado. Dorme de cabeça para baixo para alçar vôo. O morcego-vermelho é uma espécie que está em extinção e que existem mais de mil espécies de morcegos no mundo, mas aqui no Brasil só existem 149 espécies.
Podemos dizer que com a visita do Técnico Agrícola aprendemos muitas coisas interessantes que ainda não sabíamos sobre este estudo. Precisamos desse conhecimento para podermos passar e divulgar o que aprendemos e também preservar estes  bichos que são tão importantes para a natureza.
No final recebemos um folder que fala sobre “Localize os refúgios dos morcegos e evite a raiva dos herbívoros”. Foi muito bom!



8 de setembro de 2012

12ª Missa Crioula


Foi realizada a 12ª edição da Missa Crioula no pavilhão da Comunidade de Linha Glória, Lagoa dos Três Cantos.
O evento, que é uma promoção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina, atingiu o ápice de público, com mais de 500 pessoas participando, tanto do momento religioso, como de confraternização, ocorrido logo após a celebração, no mesmo local, onde foi servido um carreteiro.
A Missa, ministrada pelo Padre Valcir Rizardi, teve como novidade a presença da Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Tapera, que também responde por Lagoa dos Três Cantos, Mariza Eckardt Neoberger, fazendo da celebração um Culto Ecumênico.
Conforme a Diretora da Escola, Ires Margarida Fath, foram comercializadas 500 fichas de almoço, sem contar as refeições infantis. A promoção tem o apoio do Programa “A União Faz a Vida”. “Nós temos uma boa equipe de apoio e animação das nossas Missas Crioulas, há 12 anos trabalhando juntos este pessoal realmente dá um show em termos de organização” disse Ires. “Né só temos que agradecer ao CPM, alunos, professores, funcionários, equipe da Secretária de Educação, e a comunidade em geral pelo apoio e maciço comparecimento”, finalizou.

2 de setembro de 2012

Desfile

Nossa Escola participou do desfile na Avenida Otto Radke, com a participação das escolas, empresas, entidades e o poder público três-cantense, colorindo e alegrando a principal rua do município,