11 de outubro de 2012

Metodologia de Projetos: “Os Mistérios dos Morcegos”



Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina

REGISTRO DO PROJETO

Data de início: 14 de setembro de 2.012
Término: 09 de outubro de 2.012
Anos/Turmas: 4º e 5º
Professora: Noelí Petry

Projeto: “Os Mistérios dos Morcegos”

a) Motivo da escolha do tema:
Tudo começou quando levei para a sala de aula a lenda do Negrinho do Pastoreio. Após a leitura instiguei a turma quais os animais que apareciam no texto e fiz o registro na lousa, a partir disso iria iniciar o estudo sobre os animais. Num dos momentos da aula a turma demonstrou interesse em estudar o “morcego” , surgiu aí o projeto, pois percebi o desconhecimento em relação a estes animais. A partir daí, os alunos começaram a opinar sobre os possíveis assuntos que poderiam ser estudados no decorrer do projeto. Foram sugeridos vários nomes para o projeto, realizamos uma votação para a escolha, que ficou assim: “Os mistérios dos morcegos”.

b) Planejamento cooperativo da turma:
Ver em anexo.

c) Dinâmica dos relatórios: (entrevistas, textos, acrósticos, vídeo,...)
Elaboração individual e/ou cooperativa. Ver em anexo.

Para completar o estudo tivemos a palestra do Técnico Agrícola Erivelton  Gian Kreisig da Emater, que falou sobre a classificação dos morcegos quanto a sua alimentação, a importância de preservar os morcegos e respondia questões do interesse dos alunos, como também realizaram uma entrevista com as pessoas da comunidade sobre o que pensam e sabem sobre os morcegos e assistiram a alguns pequenos vídeos e reportagens. Depois que assistiram os vídeos, realizaram relatórios individuais  em forma de acróstico e as entrevistas foram registradas de acordo com a fala do entrevistado. Após a palestra os alunos fizeram um relatório cooperativo.
Esse registro/relatório será publicado no blog da escola, bem como as produções dos alunos.

d) Objetivos definidos pela professora:
è Participar do projeto “Os mistérios dos morcegos” pesquisando e trazendo descobertas para o enriquecimento do grupo.
è Desmistificar esse pequeno e fantástico animal.
è Reconhecer as diversas espécies de animais.
è Conhecer a importância que possuem nos elos da cadeia alimentar – seres produtores, consumidores e decompositores.
è Conhecer a importância ecológica e econômica.
è Classificar e identificar cada grupo de animais.
è Distinguir diferentes formas de reprodução.
è Refletir sobre o perigo de transmissão da raiva.
è Identificar os principais morcegos transmissores da raiva.
è Reconhecer que animais são seres vivos.
è Concientizar-se dos animais que estão ameaçados de extinção.
è Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral.
è Cuidados para capturar morcegos.
è Pesquisar da importância do morcego nas pesquisas científicas na busca de novos medicamentos.
è Identificar as partes do corpo de um morcego.
è Desenvolver atividades de campo.
è Ler e interpretar textos informativos.
è Participar das atividades de desenhos, pinturas, colagens,... demonstrando interesse e organização.
è Participar das visitas e palestras, coletando descobertas, assumindo tudo o que foi combinado.
è Resolver histórias matemáticas envolvendo as quatro operações.
è Multiplicação e divisão por 10-100 e 1.000.
è Desenvolver a criatividade.
è Identificar no mapa os países onde se encontram as diferentes espécies de morcegos.

e) Tarefas/Atividades propostas pela professora:
·      textos informativos;
·      incentivo a produções escritas;
·      relatórios;
·      pesquisa na internet, dicionário e livros de interesse do aluno;
·      incentivo a produções de vídeo;
·      elaboração de painéis;
·      incentivo na criação de um morcego com sucata.

f) Avaliação:
O projeto despertou interesse e curiosidade, proporcionando trocas e enriquecimento de ideias do grupo.
A dificuldade de encontrar materiais e bibliografias para o trabalho fez com que os alunos fossem a campo buscar informações com as pessoas da comunidade e que nos auxiliou muito. Por ser um assunto de pouco interesse para estudos poucos textos informativos foram coletados pelos alunos.
Devido o interesse dos alunos pelo projeto, que seguidamente traziam novas descobertas, o mesmo se estendeu durante 24 dias, foi muito produtivo.

g) Bibliografia utilizada:
ü Material da Internet.
ü BURNIE, David. Coleção MAMÍFEROS – Como observar e entender o cativante mundo dos mamíferos. Editora Ática S.A., 1.995.
ü PLEDGER, Maurice. À noite na floresta. Editora Ática S.A.
ü Revista CIÊNCIAS HOJE das crianças – ano 24/nº228/outubro 2.011.
ü A turma de Chico Bento em – PERIGO! CUIDADO COM A RAIVA!
ü Folder da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul- Localize os refúgios dos morcegos e evite a raiva dos herbívoros.
ü OLIVEIRA, Thiago Furtado de. Vídeo - Aprendendo sobre morcegos. UniCeub, UNB e Embrapa Cerrados.

h) Outras observações:
Para culminar o projeto os alunos produziram um vídeo, orientados pelo professor da oficina de computação e supervisionado pela professora titular da turma e apresentaram para as demais turmas da escola e para os pais. Todos contribuíram trazendo entrevistas, falas gravadas, enfim, material para a montagem do mesmo. Postaram o vídeo no blog da escola e ficaram maravilhados com a primeira produção em vídeo que montaram.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina
4º e 5º anos

Planejamento realizado pelas turmas do 4º e 5º anos, no dia 14 de setembro de 2.012.
PLANEJAMENTO COOPERATIVO DA TURMA
1- O que queremos?
Estudar sobre os morcegos.

2- Para que queremos?
Para saber onde vivem, o que comem, espécies/tipos que existem,como se caçam, por que dormem de cabeça para baixo, por que gostam mais da noite, morcego é a mesma coisa que vampiro e se transmitem doenças.

3- Como faremos?
Através de pesquisas com os pais, comunidade, livros, revistas e internet.
Visitas em propriedades onde se encontram morcegos.
Palestras com pessoas da comunidade.
Entrevistas.

4- O que precisamos?
Material de leitura: livros/revistas/internet
Computador/internet
Vídeos/filmes/DVDs
Transporte
Envolvimento de todos
Apoio da comunidade

O NOME QUE ESCOLHERAM PARA O PROJETO FOI:
Os mistérios dos morcegos

Nenhum comentário:

Postar um comentário