Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina
REGISTRO DO PROJETO
Data de início:
14 de setembro de 2.012
Término: 09 de
outubro de 2.012
Anos/Turmas: 4º e
5º
Professora: Noelí
Petry
Projeto: “Os Mistérios dos Morcegos”
a) Motivo da
escolha do tema:
Tudo começou
quando levei para a sala de aula a lenda do Negrinho do Pastoreio. Após a
leitura instiguei a turma quais os animais que apareciam no texto e fiz o
registro na lousa, a partir disso iria iniciar o estudo sobre os animais. Num
dos momentos da aula a turma demonstrou interesse em estudar o “morcego” ,
surgiu aí o projeto, pois percebi o desconhecimento em relação a estes animais.
A partir daí, os alunos começaram a opinar sobre os possíveis assuntos que
poderiam ser estudados no decorrer do projeto. Foram sugeridos vários nomes
para o projeto, realizamos uma votação para a escolha, que ficou assim: “Os
mistérios dos morcegos”.
b)
Planejamento cooperativo da turma:
Ver em anexo.
c) Dinâmica
dos relatórios: (entrevistas, textos, acrósticos, vídeo,...)
Elaboração
individual e/ou cooperativa. Ver em anexo.
Para completar o
estudo tivemos a palestra do Técnico Agrícola Erivelton Gian Kreisig da Emater, que falou sobre a
classificação dos morcegos quanto a sua alimentação, a importância de preservar
os morcegos e respondia questões do interesse dos alunos, como também
realizaram uma entrevista com as pessoas da comunidade sobre o que pensam e
sabem sobre os morcegos e assistiram a alguns pequenos vídeos e reportagens.
Depois que assistiram os vídeos, realizaram relatórios individuais em forma de acróstico e as entrevistas foram
registradas de acordo com a fala do entrevistado. Após a palestra os alunos
fizeram um relatório cooperativo.
Esse
registro/relatório será publicado no blog da escola, bem como as produções dos
alunos.
d) Objetivos
definidos pela professora:
è
Participar do projeto “Os mistérios dos
morcegos” pesquisando e trazendo descobertas para o enriquecimento do grupo.
è
Desmistificar esse pequeno e fantástico animal.
è
Reconhecer as diversas espécies de animais.
è
Conhecer a importância que possuem nos elos da
cadeia alimentar – seres produtores, consumidores e decompositores.
è
Conhecer a importância ecológica e econômica.
è
Classificar e identificar cada grupo de animais.
è
Distinguir diferentes formas de reprodução.
è
Refletir sobre o perigo de transmissão da raiva.
è
Identificar os principais morcegos transmissores
da raiva.
è
Reconhecer que animais são seres vivos.
è
Concientizar-se dos animais que estão ameaçados
de extinção.
è
Respeitar, valorizar e proteger os animais em
geral.
è
Cuidados para capturar morcegos.
è
Pesquisar da importância do morcego nas
pesquisas científicas na busca de novos medicamentos.
è
Identificar as partes do corpo de um morcego.
è
Desenvolver atividades de campo.
è
Ler e interpretar textos informativos.
è
Participar das atividades de desenhos, pinturas,
colagens,... demonstrando interesse e organização.
è
Participar das visitas e palestras, coletando
descobertas, assumindo tudo o que foi combinado.
è
Resolver histórias matemáticas envolvendo as
quatro operações.
è
Multiplicação e divisão por 10-100 e 1.000.
è
Desenvolver a criatividade.
è
Identificar no mapa os países onde se encontram
as diferentes espécies de morcegos.
e)
Tarefas/Atividades propostas pela professora:
·
textos informativos;
·
incentivo a produções escritas;
·
relatórios;
·
pesquisa na internet, dicionário e livros de
interesse do aluno;
·
incentivo a produções de vídeo;
·
elaboração de painéis;
·
incentivo na criação de um morcego com sucata.
f) Avaliação:
O projeto
despertou interesse e curiosidade, proporcionando trocas e enriquecimento de
ideias do grupo.
A dificuldade de
encontrar materiais e bibliografias para o trabalho fez com que os alunos
fossem a campo buscar informações com as pessoas da comunidade e que nos
auxiliou muito. Por ser um assunto de pouco interesse para estudos poucos
textos informativos foram coletados pelos alunos.
Devido o
interesse dos alunos pelo projeto, que seguidamente traziam novas descobertas,
o mesmo se estendeu durante 24 dias, foi muito produtivo.
g) Bibliografia
utilizada:
ü
Material da Internet.
ü
BURNIE, David. Coleção MAMÍFEROS – Como
observar e entender o cativante mundo dos mamíferos. Editora Ática S.A.,
1.995.
ü
PLEDGER, Maurice. À noite na floresta.
Editora Ática S.A.
ü
Revista CIÊNCIAS HOJE das crianças – ano
24/nº228/outubro 2.011.
ü
A turma de Chico Bento em – PERIGO! CUIDADO
COM A RAIVA!
ü
Folder da Secretaria da Agricultura, Pecuária e
Agronegócio do Rio Grande do Sul- Localize os refúgios dos morcegos e evite a
raiva dos herbívoros.
ü
OLIVEIRA, Thiago Furtado de. Vídeo - Aprendendo
sobre morcegos. UniCeub, UNB e Embrapa Cerrados.
h) Outras
observações:
Para culminar o
projeto os alunos produziram um vídeo, orientados pelo professor da oficina de
computação e supervisionado pela professora titular da turma e apresentaram
para as demais turmas da escola e para os pais. Todos contribuíram trazendo
entrevistas, falas gravadas, enfim, material para a montagem do mesmo. Postaram
o vídeo no blog da escola e ficaram maravilhados com a primeira produção em
vídeo que montaram.
Escola Municipal de
Ensino Fundamental Dona Leopoldina
4º e 5º anos
Planejamento
realizado pelas turmas do 4º e 5º anos, no dia 14 de setembro de 2.012.
PLANEJAMENTO
COOPERATIVO DA TURMA
1- O que queremos?
Estudar sobre os
morcegos.
2- Para que queremos?
Para saber onde
vivem, o que comem, espécies/tipos que existem,como se caçam, por que dormem de
cabeça para baixo, por que gostam mais da noite, morcego é a mesma coisa que
vampiro e se transmitem doenças.
3- Como faremos?
Através de
pesquisas com os pais, comunidade, livros, revistas e internet.
Visitas em
propriedades onde se encontram morcegos.
Palestras com
pessoas da comunidade.
Entrevistas.
4- O que precisamos?
Material de
leitura: livros/revistas/internet
Computador/internet
Vídeos/filmes/DVDs
Transporte
Envolvimento de
todos
Apoio da
comunidade
O NOME QUE ESCOLHERAM PARA O PROJETO FOI:
Os
mistérios dos morcegos
Nenhum comentário:
Postar um comentário